terça-feira, 20 de agosto de 2013

Organizando sua festa

Organizando a festa

O tipo de evento vai depender um pouco do quanto  a pessoa quer ou pode gastar. Por exemplo, pode ser feito uma festinha "Dos sonhos" vai contratando o melhor buffet da cidade, ou uma festinha mais barata, com pouco dinheiro,porém bem legal e divertida, neste caso os familiares irão ter que por a mão na massa e usar a criatividade.
Para ajudar os pais a organizar o evento fizemos um passo a passo para fazer uma festa infantil bem planejada onde todos sairão felizes, os convidados, a família e principalmente o aniversariante.                                     

   Planejamento:


planejamento é o primeiro passo para realizar qualquer empreitada. Para fazer planejamento para festa de aniversário infantil a mesma coisa.A organização deve começar com o máximo  de antecedência possível,neste caso com cerca de 4 e 5 meses para que for precisar fazer orçamentos e alugueis  de espaço, mesas temáticas,contratação de animadores fotógrafos etc. 

                  

Aepara uma agenda,um caderno,ou faça uma planilha eletrônica no computador,para anotar o quanto pode gastar,as possíveis datas e os possíveis locais onde ocorrerá a festinha.você precisará da agenda do caderno ou de uma planilha,para fazer orçamentos e várias outras anotações.
Se possível chame uma pessoa de confiança e participativa para ajudar na organização, para dar opiniões e fazer algumas tarefas.

         Como escolher tema para festa infantil


             Dicas de temas femininos de festinha de aniversário:

Meninas de 1 a 3 ano

*Arca de Noé, Baby Disney Rosa, Backyardigans, Bailarina, Casinha de Boneca, Circo, Fundo do Mar, Polly, Pucca, Pequena Sereia, Smilinguido, Princesas, Xuxinha.

Meninas de 4 anos e 5 anos:
* Aladin, Branca de Neve, Chapeuzinho vermelho, Cocoricó, Diante do Trono, Fadas, Lilica Ripilica, Hello Kitty, Jardim encantado, Loony Tunes, Minnie, Moranguinho, Sininho, Sitio do pica-pau-amarelo, Turma da Mônica.

Meninas de 6 anos em diante:
* Barbie, Ciderela, Hannah Montana, High School Musical, Lazy Town, Meninas Superpoderosas, Rebelde.

Agora vamos ver alguns temas masculino de acordo com a idade.

Crianças de 1 ano a 3 anos:

* Arca de Noé, Baby Disney Azul, Backyardigans, Barney, Circo, Fazendinha, Ursinho Pooh, Turma do Cocoricó, Pequeno Prícipe, Mickey Mouse, Fundo do Mar, Selva / Safari, Nemo.

Crianças de 4 anos a 5 anos:
* Aladim, Ben 10, Bob esponja, Country, Cars, Diante do Trono, Sítio do Pica Pau Amarelo, Scooby Doo, Toy Story, Aladim, Ben 10, Bob esponja, Sherek.

Crianças de 6 anos em diante:
* Batman, Homens Aranha, Hot Wheels, Liga da Justiça, os incríveis, Pica-pau, Piratas do Caribe, Power Rangers, Superman, Times de Futebol.

Se a criança for muito pequena, 1 ou 2 anos, você pode escolher por ela, porém a partir dos 3 anos as crianças já tem suas preferências, peça ajuda a ela, só tome cuidado de antes verificar as possibilidades que existem no comércio. Já pensou na frustração da criança ao escolher um tema de festa infantil que não há disponibilidade nas lojas?Após a escolha do tema, anote tudo que irá precisar, e parta para fazer orçamentos, decoração, bolo, lembrancinhas e convite, tudo com o mesmo tema. Para quem quer economizar o bolo e a decoração podem ser feitas pela própria família, desde que haja tempo e habilidade para isso, tudo depende,como já foi dito ,de quanto a pessoa pode gastar.

           Local e data de festas infantil


Dicas para marcar local ,data e horário de festas de  aniversário infantil:
  •            
  • A data vai depender um pouco do local. mas procure,senão for possível fazer no dia em que a criança nasceu,marcar a data da festa o mais próximo possível do aniversário da criança.
  • Há algumas possibilidades de locais para festinha ,que estão,na maioria dos casos,diretamente ligadas a data por exemplo:festinha na escola podem ser marcadas no dia do aniversário da criança,a não ser que a data do aniversário seja no fim de semana ou feriado.já se for feito em buffets ou salões de festas alugados o ideal é que marque a data da festinha para o fim de semana,procure fazere no sábado ou domingo seguinte ao aniversário da criança,por isso marque a data e o horário com antecedência..
Uma outra diferença entre marcar em dias úteis ou fins de semana é a freqüência de convidados. Normalmente as festas marcadas em dias úteis vão menos pessoas.
A questão do horário também é importante pensar,pois poderá influenciar no cardápio.O que se serve para os convidados comerem no horário de almoço é diferente do que se serve no fim da tarde .Pense nisso antes de marcar o horário.

             

      Dicas de locais para festa de aniversário infantil


• Buffet infantil
No caso de contratar um buffet o ideal é que se agende com o máximo de antecedência possível,3 meses no minimo.A facilidade e a experiência dos buffes especializados  tornam a vida dos pais mais fácil,já que tem praticamente tudo lá inclusive profissionais especializados em orientar os pais.

• Escolinha
Se a festinha for feita na escola da criança, que costuma ser mais econômica, pode ser feito no dia em que a criança nasceu. Uma das desvantagens é que normalmente os parentes e amigos fora da escola não participam.

• Aluguel de salão
Se for alugar um salão para fazer a festa, procure um que não seja longe de casa, visite o local para ver as condições e agendar a data com o máximo de antecedência possível. Neste caso a data está diretamente ligada ao local, já que nem sempre há disponibilidade de data no dia em que queremos.

• Salão do prédio ou condomínio
Entre em contato com o síndico ou responsável direto pela agenda do salão e marque logo a data. A vantagem é que sendo no mesmo prédio é possível organizar e acompanhar os preparativos bem de perto sem ter que se deslocar.

• Em casa
Caso a festa for feito em casa mesmo a vantagem é que fica mais fácil fazer a própria decoração, podendo se começar a enfeitar o local com dias de antecedência, além de evitar o gasto deslocamento. A criança normalmente curte muito “enfeitar” a sua própria festa, coloque-a no contexto.

• Ao ar livre
Tem pais que gostam de comemorar o aniversário da criança em clubes, espaço aberto no condomínio ou quintal de casa. O único inconveniente de fazer ao ar livre é a chuva. Prepare-se para este imprevisto.


       Como fazer lista de convidados para festinhas infantis


A lista de convidados para festinhas infantis deve ser feita após o local ser definido, já que cada espaço pode abrigar uma quantidade limite diferente de pessoas.
                     
Outra coisa que influência na lista de orçamento.Por isso é bom saber o tipo de eventopode fazer, uma festa pequena festa para os parentes mais próximos ou um festão para chamar todos os conhecidos.
Definido a quantidade de pessoas que poderão ser convidadas, é hora de fazer a lista de convidados para festinha. Coloque todas as pessoas que gostaria de convidar, mas nunca esqueça dos tios, avós, padrinho e madrinha do(a) aniversariante. Não faça isso em um só dia, pois é provável que esqueça de alguém importante.
Peça ao cônjuge para ajudar nesta tarefa. As crianças mais velhas podem ajudar também nesta tarefa, afinal de quem é o aniversário?
Caso passe do número que deseja, é hora de fazer os cortes. Neste caso tem que haver bom senso. Por exemplo: chamar um primo que não tem filho, e não chamar o outro que tem, e que tem convívio direto com o primeiro pode significar constrangimentos futuros.

              Convites


 Enumerando o nome  das pessoas que irão a festa ,faça convites, porém não entregue nem com muita antecedência nem em cima da hora.Se entregar muito antes corre-se o risco da pessoa esquecer,se avisar muito em cima a pessoa já pode ter marcado compromisso.O ideal é começar a entregar os convites 20 dias de antecedência.
              
Em alguns casos, principalmente onde é pago por um número “x” de pessoas, é bom ligar para confirmar presença, e também para lembrar os convidados da festa
Após definido o número de convidados, já é possível calcular a comida e bebida da festinha.
             

   Como fazer cálculo de comida e bebida para festas infantis


Para calcular a alimentação, além do número de convidados, é a definição se a comida será feita em casa, se será comprada no comércio ou se será contratado Buffet que ofereça uma boa alimentação. Sendo que o mais barato é fazer em casa e o mais caro o Buffet, porém as vezes compensa.
Outra coisa que também tem que ser levado em conta é o horário da festa. Por exemplo, se for almoço ou jantar, há três possibilidades:
1ª – Salgadinhos variados, em maior quantidade do que o normal, pois é um horário que as pessoas sentem mais fome.
2ª – Salgadinhos de entrada, depois uma refeição. A maioria dos Buffets indicam uma massa com uma salada.
3º –churrasco.Há muitos pais que preferem om churrasquinhos  
Porém, se for a tarde, normalmente se oferece salgados vaiados.
Em ambos casos oferece-se doces de vários tipos.
Se for contratado o Buffet, eles próprios fazem os cálculos da comida e oferecem um cardápio onde há uma algumas opções de salgados, doces e refeições.
As outras duas opções, que são:
Comprar salgados e doces em casas especializadas ou encomendar á pessoas que fazem este tipo de serviço por encomenda, ou;
Fazer em casa, podendo solicitar a ajuda de parentes como avós maternas e paternas, dividindo as tarefas.
Nestes dois casos é preciso fazer o calculo da comida e bebida, levando-se em conta também o local, pois se for na escolinha o número de adultos e menor, e no fim de semana é maior.
Veja na lista de convidados o número de crianças e o número de adultos que foram convidados.
Após definido o número de convidados, já é possível calcular a comida e bebida da festinha.

  Calculo de comida e bebida para festas infantis


Por criança:
• 5 salgados
• 8 doces
• 4 copos pequenos de refrigerante
Por adulto:
• 12 salgados
• 6 doces
• 5 copos pequenos de refrigerante
• 600 ml de cerveja
Caso seja refeição:
Por criança:
• 1 prato de refeição
• 3 salgados
• 2 doces
• 4 copos pequenos de refrigerante
Por adulto:
• 1,5 prato de refeição
• 4 salgados
• 3 doces
• 5 copos pequenos de refrigerante
• 600 ml de cerveja
Quantidade de alimentos por opções:
• 4 a 6 tipos de salgados
• 3 a 4 tipos de doces
• Bebidas: 2 refrigerante e água
Em caso de churrasco:
• 400 g carne por pessoa (divididos entre picanha, lingüiça, costela, frango ou outras carnes)
• 100 g Molho a campanha (vinagrete)
• 150 g Arroz
• 100 g Farofa
Caso queira veja uma lista de doces e uma lista de salgados.
Não esqueça de confeitar o bolo com o tema da festa. A quantidade ideal é 100 g por convidado.
Este calculo da alimentação e bebida para festas de criança foi feito com base nos cálculos dos principais bufetes.
Hoje em dia a lembrancinha de aniversário de crianças é um item quase obrigatório. Os convidados já esperam levar alguma recordação para casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário